Tuesday, March 28, 2006

Pagamento inibe a criatividade

Viva o software livre!

Trabalhadores, estudantes e artistas tornam-se menos motivados quando alguma espécie de prêmio ou motivação material é oferecida em troca de um bom trabalho criativo. É o que dizem alguns estudos citados no site do projeto GNU, criador do sistema operacional livre Linux. Não importa se eles só estão puxando a sardinha pro seu lado, o fato é que eu acho muito mais prazeroso criar uma coisa só porque eu quero, mesmo que ela não tenha a menor utilidade.

http://www.gnu.org/philosophy/motivation.html

2 Comments:

At 8:28 AM , Blogger Prós said...

Muito interessante mesmo!
Fico pensando às vezes em ser um cronista de jornal e coisa do gênero... mas realmente acho que me sinto mais feliz ao produzir os textos por vontade, não "para ganhar dinheiro".

Concordo 100% com a pesquisa. Mas... isso significa que jamais poderemos conciliar de fato nossos desejos com nosso trabalho?

 
At 7:57 PM , Blogger Rodrigo said...

Talvez tenha coisas que é melhor fazer por hobby, ou pra ser mais romântico, por amor, mesmo um amor cachorro e mal-remunerado.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home