Tuesday, February 08, 2011

Tao Te Ching 51-60

51

O Tao cria todas as coisas
a virtude as alimenta,
a natureza lhes dá forma,
o ambiente as completa.

Por isso todas as coisas sem exceção
estimam o Tao e valorizam sua virtude.

O respeito ao Tao e o valor à virtude
não vêm de uma ordem,
mas se expressam naturalmente.

Portanto, o Tao cria as coisas,
a virtude as alimenta,
jntos fazem-nas crescer, as educam, completam,
amadurecem, apóiam e protegem.
Cria sem se apossar,
age sem depender,
guia sem interferir|determinar.
Eis a chamada virtude profunda.


52

O universo tem início, a que podemos chamar mãe de todas as coisas.
Conhecendo a mãe, conhecemos seu filho,
seguindo e protegendo a mãe de todas as coisas,
livramo-nos dos perigos.

Feche a boca, tranque a porta,
e por toda a vida não terá dificuldades.
Abra a boca, empenhe-se em seus assuntos,
e por toda a vida dificilmente encontrará ajuda.

Observar os detalhes revela o brilho,
guardar o suave e gentil produz a força.

Use sua luz, retorne ao seu brilho,
assim não perderá sua vida em desastre;
a isso se chama buscar a constância.


53

Basta um pouco de conhecimento,
para seguir pelo Caminho,
temendo apenas não segui-lo.

O caminho é fácil, mas as pessoas gostam de se desviar.

Cuidam bem dos palácios, enquanto ervas daninhas se espalham pelos campos,
e os armazéns seguem vazios; suas roupas novas e coloridas,
a espada afiada na cintura, comem e bebem até se empanturrar,
têm tantos bens que podem desperdiçá-los;
esses agem como ladrões.

Evidente que esse não é o Caminho (Tao).


54

O Tao está bem plantado, quem o abraça não o perde,
e será comemorado por filhos e netos sem parar.
Corrija|Endireite|Repare o Tao em seu corpo, sua virtude será verdadeira;
construa o Tao em sua família, sua virtude será abundante;
fixe o Tao em sua comunidade, sua virtude aumentará;
conserte o Tao de seu país, sua virtude será imensa;
repare o Tao do universo, sua virtude será universal.

Por isso,
pelo corpo observe o corpo,
pela família observe a família,
pela comunidade observe a comunidade,
pelo país observe o país,
pelo universo observe o universo.

Como eu sei que o universo é assim?
Intuitivamente!


55

Aquele cuja virtude é generosa é como o bebê recém-nascido
Insetos venenosos não o picarão, feras e aves de rapina não o atacarão.
Seus ossos são fracos, seus tendões moles,mas sua mão segura firme.
Ainda não conhece a união sexual, mas seu pênis já fica ereto, o que mostra sua vitalidade.
Chora o dia todo sem ficar rouco, o que mostra sua harmonia.

Quem conhece a harmonia alcança a constância,
quem conhece a constância, alcança a iluminação.


56

Quem entende o Tao não prega;
quem prega não entende.
Quem conhece o Tao não pode explicá-lo.
Quem o explica não o conhece.

Elimine suas pontas afiadas,
simplifique os problemas,
reduza o seu brilho,
seja um com o pó do mundo.
Isso é chamado "a união profunda".
Quem a alcança
não sofre com a intimidade
nem com a distância.

Não se beneficia nem se fere,
não é nobre nem plebeu.
É, portanto, de grande valor para o mundo.


57

O país pode ser governado com retidão,
o exército pode ser empregado com táticas surpreendentes,
mas só sem envolvimento pode o mundo ser guiado.

Como eu sei que é assim? Por isto:

Encha o mundo de tabus, e a pobreza se espalhará;
dê às pessoas bens e utilidades, e a confusão se multiplicará;
dê às pessoas técnicas engenhosas, e coisas estranhas aparecerão;
faça leis e decretos bem claros, e surgirão muitos ladrões e criminosos.

Portanto o sábio diz:
"eu não ajo, e o povo por si só se modifica;
almejo a tranquilidade, e o povo por si só se corrige;
eu não me preocupo, e o povo sozinho enriquece;
eu não busco desejos,
e o povo encontra sozinho a vida simples."


58

Quando o governo não aparece, as pessoas são honestas e satisfeitas.
Quando o governo está por toda parte, as pessoas ficam insatisfeitas.

A desgraça traz a sorte ao seu lado,
Atrás da sorte a desgraça se esconde.
Quem sabe como isso acabará?
Não há certeza.

A correção se transforma em estranheza.
A bondade imposta se transforma em vício.

A confusão das pessoas vem de longa data.

Por isso
o sábio é rígido mas não corta,
é honesto mas não fere,
é direto mas não descontrolado,
brilha mas não cega.


59

Ao governar os assuntos humanos e naturais,
não há nada como precaução.

Ter apenas precaução, chama-se "controle desde o início".
Ter controle desde o início, chama-se ênfase no acúmulo de virtudes.
Enfatizar o acúmulo de virtudes elimina toda restrição.
Elimine as restrições e não conhecerá limites.
Quem não conhece limites está apto a comandar uma nação.
Comandando a mãe da nação pode-se manter esta posição por um longo tempo.

A isso chamamos raízes profundas e fundação firme.
O aminho da vida longa e visão de longo alcance.


60

Governar uma grande nação é como assar um pequeno peixe.

Com o Tao presente fantasmas não passarão por deuses,
não apenas fantasmas não passarão por deuses,
mas os próprios deuses não prejudicarão as pessoas,
mas também o sábio (governante) não as prejudicará.

Quando um não prejudica o outro, a virtude retorna.

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