Tao Te Ching 61-70
61A grande nação é como a foz de um rio,
como a fêmea receptiva
conectando tudo ao seu redor.
A fêmea geralmente vence o macho em silêncio,
tranquilamente pondo-se abaixo dele.
Por isso a grande nação ao colocar-se abaixo da pequena, conquista-a;
a pequena nação, colocando-se abaixo da grande, conquista-a.
Portanto, ou se está abaixo para conquistar ou se conquista por estar abaixo.
A grande nação apenas deseja unir e cultivas as pessoas,
a pequena nação apenas deseja ser convidada e poder trabalhar pelas pessoas.
Ambas podem obter o que desejam,
caso a grande nação se coloque abaixo das demais.
62
O Tao reside na profundidade.
O Tao, morada profunda das dez mil coisas.
Tesouro das pessoas boas, onde as não boas buscam proteção.
Belas palavras atraem respeito,
belas ações atraem e aperfeiçoam as pessoas.
Aqueles que não são bons, como abandoná-los?
Quando um novo governante assume e se renovam os três poderes,
ainda que tenhas um cetro de jade desfilando à frente de quatro cavalos,
não seria tão bom presente quanto manter-se junto ao Tao.
Por que os antigos valorizavam tanto o Tao?
Não seria porque:
quem o deseja alcança;
quem tem culpa, por ele evita o mal.
Por isso é no mundo inteiro tido como valioso.
63
Faça o não-fazer,
preocupe-se com preocupação nenhuma,
saboreie o sem sabor.
Considere grande o pequeno,
considere muito o pouco,
retribua ressentimentos com virtude.
Perceba a facilidade no difícil,
faça o grande por partes.
Os assuntos difíceis do mundo
devem ser abordados por seu lado fácil.
As grandes questões do mundo
devem ser tratadas em pequenas partes.
Portanto, o sábio não age "grande",
e assim atinge sua grandeza.
Quem faz promessas fáceis
não merece muita confiança.
Muito fácil deve ser muito difícil.
Por isso o sábio vê dificuldade em tudo,
assim a dificuldade desaparece.
64
O que é tranquilo é facilmente manejado,
o que está longe de acontecer pode ser melhor planejado.
O que é frágil quebra-se facilmente,
o que é leve é facilmente espalhado.
Aja sobre as coisas antes que aconteçam,
corrija-as antes que necessitem correção.
Uma árvore tão larga quanto o seu abraço
cresce a partir de um fino broto.
Um edifício de nove andares
é erguido sobre um punhado de terra.
Uma viagem de quinhentos quilômetros
começa com um simples passo.
Quem age sobre algo costuma estragá-lo,
quem agarra algo costuma perdê-lo.
Por isso o sábio não age e assim nada estraga,
nada agarra e assim nada perde.
As pessoas em suas tarefas geralmente
acertam uma parte e então fracassam.
Cuidassem do final como do início,
então não fracassariam.
Por isso o sábio deseja não desejar,
não valoriza bens difíceis de conseguir,
aprende a não aprender,
volta aonde os outros passam reto,
assim contribui com a natureza de todas as coisas,
mas não ousa agir.
65
Os antigos que aplicavam bem o Tao
não buscavam educar o povo
mas o mantinha puro e simples.
Um povo educado é de difícil governo,
pois tendem a ser "espertos" demais.
Por isso,
governar uma nação com certo tipo de sabedoria
é uma traição à nação,
governar uma nação sem esse tipo de sabedoria
é uma felicidade à nação.
Aquele que conhece essa oposição
a usa como referência e método.
Conhecer essa referência e método
é chamado "virtude misteriosa".
"Virtude misteriosa"
profunda e de longo alcance!
Opondo-se aos outros
consegue grande convergência.
66
Rios e mares são senhores de centenas de vales,
colocando-se bem abaixo tornam-se senhores de centenas de vales.
Por isso o sábio,
quando quer colocar-se acima do povo,
coloca seus dizeres abaixo dele;
quando quer liderar o povo,
coloca seu corpo atrás dele.
Por isso o sábio fica acima do povo,
mas este não sente seu peso;
fica na frente do povo,
mas este não vê nisso mal.
Por isso todos celebram
e com ele avançam sem desprazer.
Como não compete,
ninguém pode com ele competir.
67
Todos dizem que meu Tao é grande,
mas parece desprezível.
Justamente por ser grande
é que parece desprezível.
Se assim não fosse,
há muito sua pequenez seria conhecida.
Eu tenho três tesouros
que seguro e protejo.
O primeiro se chama misericórdia.
O segundo se chama moderação.
O terceiro se chama não se atrever a ser o primeiro no mundo.
Misericórdia, e poderá ter coragem.
Moderação, e poderá ser expansivo.
Não se atrever a ser o primeiro no mundo,
e poderá se tornar grande e útil.
Hoje se quer ter coragem sem misericórdia,
ser expansivo sem moderação,
ser o primeiro sem ser o último.
O resultado disso é a morte!
Aquele que luta com misericórdia
alcança a vitória,
sua defesa é firme.
Os céus irão ajudá-lo
e sua misericórdia o protegerá.
68
Bons oficiais não são belicosos.
Bons guerreiros não se guiam pelo ódio.
Bons vencedores não se misturam aos vencidos.
Quem bem sabe usar as pessoas
coloca-se abaixo delas.
Isso se chama
virtude da não-competição,
força do uso das pessoas,
harmonizar-se com o céu -
a extrema virtude dos antigos.
69
Há um ditado sobre o uso militar:
"Não ouso iniciar a guerra, prefiro me defender;
não ouso avançar um centímetro, prefiro voltar um metro."
Isso se chama enfileirar tropas sem tropas,
repelir sem braços,
dispensar o inimigo sem inimigo,
manejar o exército sem exército.
Não há desastre maior que subestimar o inimigo,
subestimar o inimigo pode nos fazer perder nossos tesouros.
Por isso,
quando dois exércitos equivalentes se enfrentam
vence o mais piedoso.
70
Minhas palavras são muito fáceis de conhecer,
muito fáceis de praticar.
Mas em todo o mundo não há quem possa conhecê-las,
não há quem possa praticá-las.
Minhas palavras têm propósito,
minhas ações têm regras.
Apenas ninguém as conhece,
portanto também não me conhecem.
Raros me conhecem
e por isso me valorizam.
Portanto, o sábio veste roupas grosseiras,
mas é belo por dentro.
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